O nosso maior novelista entre os anos 50 e 80 do século XIX e um dos grandes génios da Literatura Portuguesa, Camilo nasceu em 1825, em Lisboa, e suicidou-se a 1 de junho de 1890, em S. Miguel de Ceide (Famalicão). Ficou órfão de mãe aos dois anos e de pai aos nove. A partir desta idade passa a viver em Vila Real com uma tia paterna. Aos 16 anos, casa-se em Friúme (Ribeira de Pena). Em 1844, instala-se no Porto com o intuito de cursar Medicina, mas não passa do 2.o ano. Em 1845, estreia-se na poesia e no ano seguinte no teatro e no jornalismo - atividade que nunca abandonará. Viúvo desde 1847, fixa-se definitivamente no Porto a partir de 1848 (onde, em 1846, já estivera preso por ter raptado Patrícia Emília). De 1849 a 1851 consolida a sua atividade jornalística, retoma o teatro, estreia-se no romance com "Anátema" (1851), conhece a alta-roda portuense bem como os meios boémios e é protagonista de aventuras romanescas.
Em 1853, abandona o curso de Teologia no
Seminário Episcopal, funda vários jornais e em 1855 é o redator principal de
"O Porto" e de "Carta". Já então o seu nome começava a soar
nos meios jornalísticos e literários do Porto e de Lisboa: já alimentara várias
polémicas e publicara alguns romances. Mas é a partir de 1856 que atinge a
maturidade literária (no domínio dos processos de escrita) com o romance (ou
novela?) "Onde Está a Felicidade?". É neste ano que inicia o
relacionamento amoroso com Ana Plácido, casada desde 1850 com Manuel Pinheiro
Alves. Por proposta de Alexandre Herculano, é eleito sócio da Academia Real das
Ciências de Lisboa em 1858 - ano em que nasce Manuel Plácido, filho de Camilo e
de Ana Plácido. Em 1860, Manuel Pinheiro Alves desencadeia o processo de
adultério: em junho é presa a mulher e a 1 de outubro Camilo entrega-se na cadeia
da Relação do Porto. D. Pedro V visita-o, em 1861, na cadeia, e a 16 de outubro
desse ano os réus são absolvidos. É intensa a atividade literária de Camilo
(não sendo a esse facto de todo alheias as dificuldades económicas): entre 1862
e 1863, o escritor publica onze novelas e romances atingindo uma notoriedade
dificilmente igualável. Em 1864, fixa-se na quinta de S. Miguel de Ceide
(propriedade de Manuel Pinheiro Alves, que, entretanto, já faleceu, em 1863) e
nasce-lhe o terceiro filho, Nuno. Quatro anos depois, dirige a Gazeta Literária
do Porto; em 1870 inicia o processo do viscondado (o título ser-lhe-á atribuído
em 1885), e, em 1876, toma consciência da loucura do segundo filho, Jorge. No
ano seguinte morre Manuel Plácido. A partir de 1881, agravam-se os
padecimentos, incluindo a doença dos olhos. Em 1889, por ocasião do seu
aniversário (16 de março), é objeto de calorosa homenagem de escritores,
artistas e estudantes, promovida por João de Deus. No ano seguinte, já cego,
impossibilitado de escrever (a escrita foi, no fim de contas, a sua grande
paixão), suicida-se com um tiro de revólver. A casa de Ceide é hoje o museu do
escritor.
Foi Camilo o primeiro escritor profissional
entre nós. Dotado de uma capacidade prodigiosa para efabular narrativas, conhecedor
profundo do idioma, observador, ora complacente, ora sarcástico, da sociedade
(sobretudo da aristocracia decadente e da burguesia boçal e endinheirada),
inclinado (por gosto, por temperamento e formação) para a intriga e análise
passionais (muitas vezes atingindo o sublime da tragédia, como no "Amor de
Perdição"), este genial autor romântico deixou-nos uma obra incontornável
(apesar de irregular) na evolução da prosa literária portuguesa. De facto, foi
na novela passional e no "romance de costumes" que Camilo se
notabilizou, legando-nos uma série de personagens ainda hoje inesquecíveis,
quadros e situações que valem pela espontaneidade narrativa, pelo ritmo
avassalador da ação, pela sugestão realista e ainda pela novidade temática,
como em "A Queda dum Anjo". A sua versatilidade literária e criadora
(aliada à necessidade de não perder o público com a progressiva influência de
Eça e de Teixeira de Queirós) levam-no a assimilar (depois de ter parodiado) a
atitude estética e os processos de escrita do Realismo e do Naturalismo,
visíveis nesse notável livro que é "A Brasileira de Prazins" e em
certa medida já iniciados com as "Novelas do Minho". A sua arte de
narrar constituiu, a par da de Eça de Queirós, um modelo literário para muitos
escritores, principalmente até meados do século XX.
As suas obras principais são: "A Filha do Arcediago", 1855; "Onde está a Felicidade?", 1856; "Vingança", 1858; "O Romance dum Homem Rico", 1861; "Amor de Perdição", 1862; "Memórias do Cárcere", 1862; "O Bem e o Mal", 1863; "Vinte Horas de Liteira", 1864; "A Queda dum Anjo", 1865; "O Retrato de Ricardina", 1868; "A Mulher Fatal", 1870; "O Regicida", 1874; "Novelas do Minho", 1875-1877; "Eusébio Macário", 1879; "A Brasileira de Prazins", 1882.
Além destas obras em prosa narrativa, assinale-se ainda os outros géneros (ou domínios) pelos quais se repartiu o labor de Camilo: poesia, teatro (de que se deve destacar "O Morgado de Fafe em Lisboa", 1861, e "O Morgado de Fafe Amoroso", 1865), dezenas de traduções (do francês e do inglês), polémica, prefácios, biografia, história, crítica literária, jornalismo e epistolografia (compreendendo mais de duas mil cartas).
As suas obras principais são: "A Filha do Arcediago", 1855; "Onde está a Felicidade?", 1856; "Vingança", 1858; "O Romance dum Homem Rico", 1861; "Amor de Perdição", 1862; "Memórias do Cárcere", 1862; "O Bem e o Mal", 1863; "Vinte Horas de Liteira", 1864; "A Queda dum Anjo", 1865; "O Retrato de Ricardina", 1868; "A Mulher Fatal", 1870; "O Regicida", 1874; "Novelas do Minho", 1875-1877; "Eusébio Macário", 1879; "A Brasileira de Prazins", 1882.
Além destas obras em prosa narrativa, assinale-se ainda os outros géneros (ou domínios) pelos quais se repartiu o labor de Camilo: poesia, teatro (de que se deve destacar "O Morgado de Fafe em Lisboa", 1861, e "O Morgado de Fafe Amoroso", 1865), dezenas de traduções (do francês e do inglês), polémica, prefácios, biografia, história, crítica literária, jornalismo e epistolografia (compreendendo mais de duas mil cartas).
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